domingo, 15 de janeiro de 2012

O preço de uma lição

Oi gente! Hoje eu vou falar sobre "O preço de uma lição", um livro nacional escrito pelos autores Federico Devito e Gutti Mendonça. É o romance de estreía deles e tem uma narrativa bem juvenil...
O enredo enfatiza o lema do livro " Os meninos são, sim, capazes de amar."

”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário.
Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”




Não sei se vocês gostaram do book trailer do post passado, mas mesmo assim eu vou postar o trailer de "O preço de uma lição", para aqueles que preferem video ao invés de textos...







O preço de uma lição
Federico Devito
Gutti Mendonça

Gutti Mendonça e Federico Devito surpreenderam com uma narrativa simples, porém bem cativante. Eles conseguiram convencer o leitor transmitindo as sensações, os problemas, as alegrias, o amor e as dificuldades das personagens.
“O preço de uma lição”, prova a todas as meninas que meninos também são capazes de amar e que às vezes, amar muito não basta. Deparamos com a história saudável de um jovem e suas dificuldades, desde os primeiros relacionamentos até o encontro do verdadeiro amor, que balança totalmente a vida da personagem.
O livro traz alguns erros gramaticais e para alguns pode se tornar cansativo devido trechos com longos diálogos que nos deixa entediados e ansiosos para saber a continuação dos fatos, porém são falhas de um primeiro romance e mesmo assim não impede de torná-lo uma narrativa criativa.
Juliana uma menina alegre, bonita, tímida, inteligente e carinhosa consegue fazer com que o protagonista sem defesas, se rende totalmente ao seu amor. Além de mostrar como a paixão pode mudar e mover as pessoas o livro ressalta momentos e experiências como a faculdade, os exames, o primeiro emprego, as verdadeiras amizades, o companheirismo, as festas e a importância do dia-a-dia. O interessante é que ele nos prende com uma narrativa tranquila e cotidiana sem grandes sobressaltos mas ao mesmo tempo cativa com sua presente originalidade e capacidade de provar os dilemas da juventude brasileira.
A narrativa também trabalha questões de preconceito, diferenças de idade, dificuldades no emprego e drogas. No livro somos surpreendidos com pequenos detalhes como o famoso número 21 e o caso do protagonista não ter nome, escolha dos autores possivelmente proposital talvez com algumas intenções, por exemplo, a ideia de não limitar esses acontecimentos a uma personagem em exclusivo, pois todos estão sujeitos a viver uma história assim, ou também para nos confundirmos entre realidade e fantasia.
O final impressiona qualquer leitor e diferente de muitos outros finais não nos decepciona. Com o livro, adolescentes aprendem o preço de uma lição e adultos relembram sua juventude.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos ao Janela Dela! Obrigada por escrever seu comentário e por dividir comigo as visões de suas janelas. Deixe seu blog, assim retribuirei sua visitinha (: