terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Um dia

Olá gente! Minhas aulas começaram e o meu tempo acabou ficando mais curto para escrever... Como vocês podem ver comecei a postar menos, mas nem por isso vou deixar de resenhar, escrever, ler, mostrar fotografias, e expressar minhas opiniões... Afinal, tudo isso é a minha paixão e estou adorando poder compartilhá-la com vocês!
Nas férias eu abuso das leituras, aproveito para ler tudo que posso e me interesso, por isso quero dar uma dica de um livro que li em janeiro e que entrou para a minha lista dos meus livros favoritos do ano. O romance é do David Nicholls, o famoso ”Um dia”, que foi adaptado para o cinema...

Um dia 
David Nicholls


Sabe aqueles livros que depois de terminados, continuam martelando em sua cabeça? ” Um dia “ é um exemplo disso, semanas depois da leitura e ainda penso na história maravilhosa sobre os protagonistas Dexter e Emma.
Uma narrativa incrivelmente emocionante consegue arrancar lágrimas, sorrisos, emoção, idéias, opiniões e cumplicidade entre leitor e personagens.
Emma era aquela jovem que desejava mudar o mundo, garota revolucionária, queria se tornar uma adulta independente, trabalhar duro em alguma coisa, sonhava mudar a vida das pessoas através da arte, escrever coisas bonitas, continuar fiel aos seus princípios e viver plenamente; porém não fazia ideia de como  fazer isso. Dexter não era muito diferente dela nesse aspecto, não tinha nenhuma idéia clara sobre o que iria acontecer no futuro, só sabia que queria se tornar um homem bem sucedido, ser citado em revistas e esperava ver um dia a retrospectiva do seu trabalho, desejava aproveitar a vida ao máximo, sem confusões nem complicações, queria conhecer o mundo e viver com bastante diversão e pouca tristeza. A grande dificuldade era como fariam tudo isso acontecer.
O que nos espera no futuro? Vinte anos. Duas pessoas. Emma Morley e Dexter Mayhew, em 15 de julho de 1988 no dia da formatura na universidade se conhecem, os dois sabem que no dia seguinte irão trilhar caminhos diferentes, porém após aquele dia, não conseguem deixar de pensar um no outro. Incapazes de esquecer o sentimento muito especial experimentado na noite em que se conheceram, acabam formando uma extraordinária relação.
Mesmo vivendo em vidas isoladas, opostas e totalmente diferente daquela que haviam sonhado, se tornam grandes cúmplices. O livro narra a vida dessa dupla pelo período de 20 anos, mas somos surpreendidos, porque é narrado só um dia de cada ano e todos na mesma data: 15 de julho. O leitor  é levado a ler fhashes dos acontecimentos vividos pelos dois: As brigas, disputas, dificuldades, relacionamentos, escolhas, esperança, oportunidades perdidas,risos, tristezas e memórias.
Por mais que o tempo passe e eles sigam caminhos totalmente diferentes, o destino não deixa de separá-los. Afinal são Dex e Em, Em e Dex.
No decorrer da narrativa conforme o verdadeiro significado desse dia é desvendado; os personagens são convidados a acertar as contas com o amor e com as suas vidas.

Emocionante “Um dia” foi considerado um fenômeno editorial no Reino Unido, foi citado como livro “ Destinado a tornar-se um clássico moderno”, considerei-o uma narrativa comovente, interessante e irresistível do começo ao fim.
Não é a toa que ele teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio David Nicholls e conta com Anne Hathaway no papel de Emma Morley. Não vejo a hora de ver o filme, mesmo sabendo que não será tão especial como o livro, todos nós temos aquela enorme vontade de ver os personagens serem concretizados! E uma coisa é certa Emma e Dexter mereceram sair do papel.
   

Para aqueles que gostaram da história e ficaram curiosos para assistir o filme, dêem uma conferida no trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos ao Janela Dela! Obrigada por escrever seu comentário e por dividir comigo as visões de suas janelas. Deixe seu blog, assim retribuirei sua visitinha (: