terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A saudade de João e Maria


Ela arruma as malas. Ele também. Ela coloca na sua bagagem quatro trocas de roupas, 3 biquínis, protetor solar, um par de havaianas, óculos de sol e outras coisas úteis para a praia. Ele encaixota todas as coisas que tem no seu apartamento, todas as suas roupas, sapatos, livros, o tão amado violão, e ao olhar para trás só vê os cômodos com o chão vazio e dá um adeus silencioso para aquele lugar que foi seu lar por um ano.
Ela se chama Maria, ele se chama João. Maria viajará por uma semana junto com sua família para aproveitar as férias, João voltará para casa da família, pronto para deixar o colegial e iniciar a faculdade.
Ela anda de avião pela  primeira vez, e ele vai de carro até chegar na estrada de terra, que chega ao seu verdadeiro lar.
João fica contente de olhar para a fazenda que viveu na infância, fica mais feliz ainda por encontrar a família toda reunida aguardando sua presença, mamãe fez bolo de fubá, papai tirou o leite da vaca fresquinho, e ele tem aquela sensação de estar no lugar certo, afinal ninguém estranha seu sotaque ali, pois todos falam da mesma forma que ele. Ao lembrar disso, dá um sorrisinho entre os lábios, por perceber que aquele era o seu diferencial dos demais colegas do colégio onde passou o ano. Todos os meninos comentavam que queriam ter aquele sotaque de interior, pois agradava as meninas que ficavam caidinhas por ele.
Maria, durante todo o vôo ficou distraída, sua memória estava vagando, lembrando da primeira vez que ouviu um menino carismático falar com aquele sotaque caipira um tanto sensual. Ela lamentava que ele só tivesse ido para cidade grande para estudar e passar no vestibular, seria tão bom se ele ficasse por lá.
O avião pousou, A família dela estava agitada e animada com o passeio. Todos eles pareciam realmente turistas, com câmera fotográfica na mão, o irmão mais novo  tirava  foto de tudo e de todos. Maria olhava para o celular mas sua caixa de mensagem estava vazia.
João acabou por trocar seus tênis comprados na cidade grande, pelas antigas botinas, e na hora que percebeu já estava alimentando as vacas e os cavalos, indo almoçar meio dia em ponto e recolhendo os ovos dos ninhos das galinhas... Mas não conseguia se desprender do celular e por mais que tentasse não achava sinal em nenhum ponto da fazenda. Se fosse antes, não se importaria com área, tão pouco com celulares e equipamentos eletrônicos, mas agora era diferente, sua vida tinha mudado desde que passou a morar numa cidade com mais de 200 mil habitantes. Ele sentia falta do shopping, da escola, do asfalto, dos amigos que fizera lá e acima de tudo ele sentia falta de Maria.
Uma semana passou, Maria andou de avião pela segunda vez, voltou queimada da praia e com uma câmera cheia de fotos tiradas pelo irmão. Tinha ainda um mês de férias e isso começava a lhe entediar. Não sabia exatamente o porque, afinal João não estaria mais na escola quando ela voltasse a estudar.
Ninguém lá da fazenda entendia o que estava acontecendo com ele, nunca fora impaciente, ou se incomodara com a terra, mas ele andava desanimado e muito irritado por não encontrar sinal para o bendito celular.
João reuniu a família depois de 3 semanas da sua chegada, e disse que não conseguiria passar o restante dos dias ali, antes de ingressar para faculdade fez as malas, colocou-as nas costas e partiu para curtir o final das férias onde se sentia bem.
Bateu na porta do antigo apartamento e quem abriu foi o colega de quarto que não se espantou em encontrá-lo por ali, o amigo sorrindo apenas disse ,- sabia que você voltaria.  Eles se abraçaram, e João despejou as coisas novamente no apartamento, pegou o celular e ficou aliviado ao conferir e ver que agora tinha sinal. Esperava que Maria já tivesse lido sua mensagem.
Ela enquanto isso, suspirava em pensar que ele estava mais próximo do que podia imaginar, e a mensagem dele não saia da sua cabeça, suas palavras foram mais do que claras e apenas diziam: Não agüentei, voltei para te ver.
E Maria soluçava de felicidade, estava com saudade daquele sotaque e ao dizer isso para João, o menino riu porque na verdade era ele que estava com saudade de ouvir o jeito esquisito que o povo da cidade grande falava.

10 comentários:

  1. Chorei,muito lindo,é tipo um conto das férias,eu me inspiro completamente quando leio um romance.Como eu amo ler,sou louca por livros - ah vá,sério ? - já li quatro livros nas férias,três deles do Nicholas Sparcks e um de uma biografia muito linda,enfim,em todos eles,me deu vontade de começar a escrever um tipo web novela,mas não faz meu tipo,então continuo escrevendo meus textos em um caderno que restou do colégio.
    Obrigado pela visita,e não começou minhas aulas ainda Bi,começa dia 27 e eu já escolhi meu look aw,talvez eu poste uma foto !
    Beijos <33
    mania-de-garotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOi Mih eu também sou apaixonada por Nicholas! Amo os livros dele, nessas férias li 2 dele. Aleluia encontrei alguém que nem eu, que escreve em cadernos perdidos! Sempre gosto de relê-los as vezes até penso em posta-los mas a preguiça de digitar ganha sempre hahahaha
      Que inveja de você, as minhas começaram semana passada! Uma loucura...
      Aaaaa posta sim! Quero ver hahaa

      Beijinhos Bi

      Excluir
  2. Awnnnn, que texto mais fofo! Saudade é um negócio complicado, né. Ficar longe de quem a gente ama... Muito complicado. Achei demais o casal, e fiquei aqui imaginando o sotaque do João, um sotaque "caipira" e "sensual". Fiquei imaginando a agonia da Maria sempre que pensava que ele já não ia estudar na mesma escola que ela, também. Enfim, texto muito, muito perfeito! Continue assim Bi, escrevendo esses contos que fazem os leitores suspirar (ainda estou lembrando do bum da pilha de livros, haha')!

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah Larii que lindinhoo! Pois é saudade é muito complicado, cara se um dia eu achar um menino com o sotaque do personagem eu caso hahahaha (a procura de um) hahaha
      Jura? Que bom que gostou do "Buum da pilha de livros" ele com certeza virou o meu texto preferido que já escrevi! hahaha

      Beijinhos Bi

      Excluir
  3. Adoro blogs como este, que dão dicas... Principalmente as de livros, por morar em um lugar onde quase ninguém fala a minha língua, pesquiso em dobro sobre assuntos do mundo, principalmente do Brasil. Blogs que nos ajudam em coisas do tipo. E sim, sim! Sou brasileira, tenho 14 anos e fazem aproximadamente uns 5 anos que moro aqui com os meus pais. Beijos, Bianca!
    Nicole Kawai, de Shizuoka - Japão.
    Blog: http://fourteensprings.blogspot.jp/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOi Ni, que legal! Nem acredito! Sempre tive vontade de conhecer o Japão, deve ser uma experiência maravilhosa! Fico feliz que você recorra ao Janela Dela para ver algumas dicas *---* Apareça sempre que quiser (:
      Fiquei muito feliz com sua visita!!! E com certeza espiando seu blog, venho conhecendo maravilhas que cada vez mais me fazem querer viajar para ai hahahaha

      Beijinhos Bi

      Excluir
  4. Que texto mais fofo é esse? Adorei, adorei, adorei! Realmente a saudade é uma coisa difícil! Mas acho que o amor supera tudo né?! hehe. Enfim, o texto ficou lindo.
    Beijos,

    entre-galaxias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOOi Rafa que bom que gostou! Acho que estava meio inspirada hahaha Mas realmente saudade é algo difícil, sinto muitaaa falta dos meus antigos amigos que o destino acabou nos separando, e realmente não é um sentimento fácil de aguentar...
      Obrigada pelo carinho
      Beijinhos Bi

      Excluir
  5. Owwwwwwwwwn, que texto muuuuuuuuuuuuuuitooooo fofo, Bi! Sério, adorei a história da Maria e do João. Tão simples, mas tão encantadora :D Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. brigada Star, seus textos é que são uma fofura <3

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao Janela Dela! Obrigada por escrever seu comentário e por dividir comigo as visões de suas janelas. Deixe seu blog, assim retribuirei sua visitinha (: