domingo, 17 de maio de 2015

Seu dia valeu a pena hoje?


Eu sei que essa ideia de potinho da felicidade está ultrapassada e que um tempo atrás choveu posts nessa blogosfera sobre eles... Maaaaaaas, resolvi compartilhar o meu potinho com vocês também, por quê resolvi compartilhar? Porque a história do meu potinho é um pouco diferente das outras. Ele não é bem um potinho da felicidade...
Tudo começou com a leitura do livro "Felicidade" da Martha Medeiros, alguém aí já leu?  Então, enquanto lia, me deparei com essa crônica aí em baixo, chamada "Antes do dia Partir": 


"Paulo Mendes Campos, em uma de suas crônicas reunidas no livro "O Amor Acaba", diz que devemos nos empenhar em não deixar o dia parir inutilmente.
Eu tenho, há anos, isso como lema.
É pieguice, mas antes de dormir, quando o dia que passou está dando o prefixo e saindo do ar, eu penso: o que valeu a pena hoje? Sempre tem alguma coisa.
Uma proposta de trabalho. Um telefonema. Um filme. Um corte de cabelo que deu certo.
Até uma briga pode ter sido útil, caso tenha iluminado o que andava escuro dentro da gente.
Já para algumas pessoas, ganhar o dia é ganhar mesmo:
ganhar um aumento, ganhar na loteria, ganhar um pedido de casamento, ganhar uma licitação, ganhar uma partida.
Mas para quem valoriza apenas as mega vitórias, sobram centenas de outros dias em que, aparentemente, nada acontece, e geralmente são essas pessoas que vivem dizendo que a vida não é boa, e seguem cultivando sua angústia existencial com carinho e uísque, mesmo já tendo seu super apartamento, sua bela esposa, seu carro do ano e um salário aditivado.
Nas últimas semanas, meus dias foram salvos por detalhes.
Uma segunda-feira valeu por um programa de rádio que fez um tributo aos Beatles e que me arrepiou, me transportou para uma época legal da vida, me fez querer dividir aquele momento com pessoas que são importantes pra mim.
Na terça, meu dia não foi em vão porque uma pessoa que amo muito recebeu um diagnóstico positivo de uma doença que poderia ser mais séria.
Na quarta, o dia foi ganho porque o aluno de uma escola me pediu para tirar uma foto com ele.
Na quinta, uma amiga que eu não via há meses ligou me convidando para almoçar.
Na sexta, o dia não partiu inutilmente, só por causa de um cachorro-quente.
E assim correm os dias, presenteando a gente com uma música, um crepúsculo, um instante especial que acaba compensando 24 horas banais.
Claro que tem dias que não servem pra nada, dias em que ninguém nos surpreende, o trabalho não rende e as horas se arrastam melancólicas, sem falar naqueles dias em que tudo dá errado:
batemos o carro, perdemos um cliente e o encontro da noite é desmarcado.
Pois estou pra dizer que até a tristeza pode tornar um dia especial, só que não ficaremos sabendo disso na hora, e sim lá adiante, naquele lugar chamado futuro, onde tudo se justifica.
É muita condescendência com o cotidiano, eu sei, mas não deixar o dia de hoje partir inutilmente é o único meio de a gente aguardar com entusiasmo o dia de amanhã…"


E foi a partir desse texto magnifico, que resolvi por em prática antes de dormir o exercício de pensar e de escrever o que tinha feito meu dia valer a pena, fui juntando mil posts-its e quando percebi tinha um potinho cheio de recordações. O que faz seu dia valer a pena? 
Há algumas semanas quando resolvi ler os papelzinhos acumulados, mal lembrava o que tinha escrito na maioria deles, e foi inexplicável a sensação de descobrir que foram as pequenas coisas que tornaram meus dias mais felizes, a maioria dos meus "valeu a pena" tinham a ver com abraçar amigos, comer alguma coisa gostosa, receber um elogio, terminar algum trabalho, sorrir, encontrar alguém... 
Juro que dei um sorriso atrás do outro ao abrir cada post-it, chegou a ser terapêutico... A grande lição foi que percebi que sempre tem alguma coisa para fazer nossos dias valerem a pena (até naqueles que deu tudo errado), mas muitas vezes deixamos passar essas pequenas coisas e elas ficam lá esquecidas, despercebidas.
Assim queria convidar todo mundo a refletir sobre o que faz seu dia valer a pena, é um exercício e tanto... Não deixem seus dias irem embora como se não tivessem servido para nada... Alguém aí tem potinho das coisas que fazem seu dia valer a pena? O que vocês acharam da ideia? 

2 comentários:

  1. Sabe que sim, eu já conhecia essa história do potinho, mas nunca vi ninguém compartilhando o seu por isso amei o post! Ainda não comecei o meu e fica difícil fazer um quando você não consegue seguir uma rotina, mas seu post me deixou inspirada haha
    Adorei seu blog, aliás.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  2. hahahah Que boom que te inspirou, quem sabe você não anima né? E muito obrigada pelo elogia, volte sempre que quiser! (:

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao Janela Dela! Obrigada por escrever seu comentário e por dividir comigo as visões de suas janelas. Deixe seu blog, assim retribuirei sua visitinha (: