sábado, 31 de outubro de 2015

Livro "A ignorância" Milan Kundera


Gosto muito de Milan Kundera, meu amor pelos livros dele começou com "A insustentável leveza do ser", lembro que quando o li foi aquela leitura catastrófica de precisar respirar várias vezes pós leitura e de precisar refletir e digerir cada partezinha que lia. Acho que o livro teve um impacto maior na minha vida porque na época estava lendo para a faculdade a "Genealogia da moral" do Nietzsche e tive a sensação que o Milan utilizou na ficção muito do pensamento do filósofo alemão. O tempo passou e gostei tanto da "A insustentável leveza do ser" que resolvi que queria ler outros livros do Kundera, foi quando ganhei uma versão linda em capa dura do livro "A festa da insignificância" um dos livros dele mais recentes. A leitura desse livro foi tão reflexiva quanto a primeira, achei ela pesada, difícil de digerir (mesmo tendo sido mascarada com uma linguagem leve), mas muito boa, não tão boa quanto o primeiro livro que ainda é o meu preferido, mas boa o suficiente para eu dizer que gostei.  

O tempo passou e comecei a ler "A Ignorância", me identifiquei para caramba com esse livro, sou uma pessoa muito nostálgica, nem precisa conviver muito comigo para saber disso, aqueles que me conhecem razoavelmente sabe do quanto sofro do mal da nostalgia. E "A Ignorância" trata disso, desse sentimento tão recorrente ou não na vida das pessoas... Foi uma das leituras desse ano que mais me fez refletir. 
Gosto do Kundera porque ele tem aquela linguagem própria de escrever pensamentos filosóficos em ficção, de escrever coisas pesadas de forma leve, de fazer você pensar em cada parágrafo escrito, de misturar história e problemas sociais com romance e por fim o admiro devido sua grande habilidade em escrever sobre os sentimentos humanos.
Vim falar de "A ignorância" porque sempre que leio um livro do Milan quero falar com todo mundo sobre a história, sobre as minhas reflexões, sobre o que eu entendi do livro em si e etc... E com essa leitura especifica, enfrento um dilema, não consigo falar se gostei do livro ou não... Fiquei muito chateada com o final, os finais do Kundera sempre me incomodam, mas esse se superou. O livro estava perfeito, por que um final como esse? Ainda não consegui digeri-lo e quis simplesmente desabafar...
Para quem nunca ouviu falar sobre " A ignorância" vou deixar a sinopse aqui em baixo, se alguém se interessar e quiser ler, depois venha trocar ideias comigo:

"Namorados de adolescência, Josef e Irena passam vinte anos longe de sua terra natal, ele vivendo na Dinamarca, ela em Paris. Irena reencontra Josef por acaso no aeroporto de Paris. Os dois decidem retornar a Praga, reerguida segundo as regras capitalistas depois da queda dos regimes comunistas do Leste Europeu, em 1989. Em comum, eles têm uma história de exílio e um sentimento profundamente nostálgico em relação à paisagem tcheca. Reviver essa relação de amor significa refazer todo o percurso da separação. 
Neste romance sobre a memória, Milan Kundera subverte a noção de nostalgia. O escritor relembra a etimologia da palavra, que em sua origem grega remete ao “sofrimento causado pelo desejo irrealizado de retornar”. Esse sentimento liga-se também à ignorância: só há nostalgia daquilo de que não temos mais notícia. "

(Se alguém aí sofre de nostalgia, se identificou tanto quanto eu? Porque essa definição simplesmente resumiu o que sinto)

Quem nunca leu Milan Kundera dê uma chance para ele, são leituras que gostando ou não nos faz refletir muito, vale a tentativa e a experiência... E quem não gosta de ler mas curte filmes antigos, tem uma versão cinematográfica de "A insustentável leveza do ser" super antigaaaa que eu não assisti ainda, mas preciso assistir, (há criticas bem negativas  sobre o filme em relação a adaptação, mas também a criticas positivas, então é ainda uma incógnita para mim) segue o trailer:

2 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse autor.
    Eu super me identifico com esses temas de nostalgia. Super levanto a mão pra sua pergunta.o/ hahahaha
    Beijos! :)

    http://perolairregulaar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. hahahahahahaha então não sou a única desse mundoo!!<3

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao Janela Dela! Obrigada por escrever seu comentário e por dividir comigo as visões de suas janelas. Deixe seu blog, assim retribuirei sua visitinha (: