sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Uma volta fotográfica pelas minhas viagens



Esse é um projeto que comecei com a intenção de guardar de recordação uma foto de cada viagem que fiz ano passado para lembrar quando sentir saudade dos lugares que conheci e das experiências que vivi...  Se você quiser viajar comigo e pegar umas dicas, senta que lá vem foto e história...


1° Ubatuba: A primeira viagem do ano e não menos importante, como é tradição de família foi ir para Ubatuba em praia grande. Eu quase nunca tiro fotos por lá, justamente por estar muito acostumada com a paisagem e já ter várias fotos do lugar, então vou postar a única foto que tirei esse ano... Gosto da maresia, do pastel da barraquinha x, da água de coco, da areia fofinha e mais que isso gosto da minha família juntinha olhando para aquela imensidão de mar.

Dica: Se tiver que escolher um lugar da praia, escolha a ponta, lá é muito mais tranquilo (se você gostar de movimento, escolha a parte central). E se for visitar o centro de Ubatuba não esqueça de comer a tradicional pipoca com queijo, é muito boa!


2° Belo Horizonte: Foi a primeira vez que fui para lá, não sei porque achei uma cidade esquisita, estranha (estava bem enganada), fiquei encantada com a quantidade de cultura, as várias exposições, museus, arte contemporânea. Conheci o complexo da Pampulha, a praça da Liberdade, a feira tão famosa... Podia ter escolhido várias fotos para ilustrar esse momento, mas realmente os museus, prédios antigos e essa praça foram meu amor maior, fiquei apaixonada por eles...

Dica: Conheça os museus do circuito da Praça da liberdade. Meu museu preferido foi Memorial Minas Gerais Vale (ele é todo interativo, fiquei encantada), além dele tem o planetário no Espaço do Conhecimento UFMG que tem umas coisas bem legais também e o museu das Minas e do Metal. Ah e tem um café bem bonitinho no Centro Cultural do Banco do Brasil (caso esteja com fome). Aproveite quinta feira que é o dia da semana que os museus funcionam a noite.


3° Cordisburgo: Meu amor por cidades pequenas não é segredo para absolutamente ninguém, todo mundo sabe o quanto sou aquela interiorana, que gostaria de poder ficar na rua sem fazer nada conversando com os vizinhos num domingo a tarde... Meu encantamento maior nem foi por causa disso, mas foi sobre a grande vontade que já tinha de conhecer a cidadezinha por conta de ser a cidade do Guimarães Rosa. Achei o museu que é casa dele muito bem cuidada, e voltaria lá de novo só para ficar ouvindo as várias histórias dos moradores.

Dica: Na casa do Guimarães Rosa, vende livros dele, aproveite e compre um para presentear alguém ou você mesmo (:


4° Ouro Preto: Entre todas as artes modernas de BH ir para Ouro Preto foi achar um cantinho parado no tempo, que respira história e me fez querer entrar no Brasil do passado. Fiquei encantada com a arquitetura, com as igrejas, com as casinhas antigas, com as repúblicas universitárias da cidade (Por quê não cogitei estudar lá?) e outra coisa que gostei muito foram os cafés, restaurantes e nunca vou esquecer de uma lojinha perdida que vendia chocolates e que tinha a melhor trufa 100% cacau do mundo... Quero voltar só para apreciar a vista do centro histórico juntamente com um bom vinho.

Dica: Ande a pé pelo centro, mesmo tendo muitas ladeiras vale a pena a experiência de andar atoa pela cidade. Não deixe de visitar as igrejas (Igreja São Francisco de Assis, Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar) e os museus Casa do Conto e o museu da Inconfidência (esse da foto).



6° Brumadinho/ Inhotim: Foi um dos passeios mais incríveis da minha vida! Foi tudo tão tão lindo, que eu não tenho palavras para descrever. O parque é incrível e eu não consegui conhecer nem metade dele, meus olhos brilhavam em cada pedacinho que eu conhecia, nunca vi arte e natureza combinarem tão bem... (E é sério eu nem sou a especialista em arte...)

Dica: Vá com roupa e sapatos confortáveis, de preferência use tênis, se quiser leve roupa de banho, tem duas piscinas que podem ser usadas. Leve água e curta o momento desligando-se das redes sociais. Ah leve uma caneta ou lápis e use o mapa do local (que eles fornecem) para ir marcado os lugares do qual você já passou para não se perder e deixar galerias legais para trás.


5° Pirenópolis: Se eu tivesse que escolher só um lugar para voltar de todos os que já fui, certamente escolheria Pirenópolis, fiquei pouquíssimo tempo lá e esse tempo foi o suficiente para eu me apaixonar. Pirenópolis é aquele lugar charmoso, que encanta na simplicidade... As casinhas antigas, os barzinhos com as mesas a céu aberto, as inúmeras pousadinhas familiares e o melhor de tudo: As maravilhosas cachoeiras, que infelizmente nem pude conhecer direito. Fora que vou lembrar de lá para sempre, apresentei minha primeira palestra sobre minha pesquisa de iniciação científica, um marco na minha vida estudantil (eu acho). Só felicidade.

Dica: Repelente e protetor solar para andar nas trilhas para chegar nas cachoeiras (dependendo das cachoeiras que você for visitar elas terão acesso fácil e não precisa de trilha, por falta de tempo preferi ir nas cachoeiras que eram mais perto do lugar que eu estava e elas eram de difícil acesso, mas nada impossível). Experimente jantar na Rua do Lazer, lá é bem legal cheio de bares maneiros e achei os preços bem camaradas.


6° Peruíbe: Praia com os amigos não tem preço. Por mais que choveu a semana inteira que estivemos lá, estar com as companhias que estive fez valer cada segundo. Mesmo porque a casa que eu fiquei foi uma das casas mais bonitas que já fiquei na minha vida, a decoração era magnifica, parecia que estava numa casa praiana do pinterest, é por esse motivo (chuva constante) que não tenho fotos na praia mas para representar fica a foto da janela que até usei de modelo para o layout do blog da incrível casa.

Dica: Acho que não tenho dicas, acabamos ficando a maior parte em casa, mas curtimos um bocado comer uma super tapioca na feirinha do centro, se tiver passando por lá experimente.


7° Belo Horizonte: Em outubro voltei para BH para ir num congresso e novamente apresentar um trabalho da graduação, e foi dessa vez que me apaixonei por lá de verdade. Conheci outra cidade, não a cidade dos museus, mas a cidade da vida noturna, a cidade universitária, que tem transporte que funciona, táxi que funciona, que tem o campus da UFMG que é lindo demais e que deu até uma invejinha ao se comparar com o campus que estudo aqui na USP interior. Fiquei encantada e voltei para casa com a certeza que se tiver que sair de Ribeirão Preto vai ser para ir para alguma cidade mineira e de preferência uma que fique perto de Belo Horizonte. Nada melhor ilustrar essa viagem com a foto que retrata a reitoria da UFMG <3

Dica: Se você for universitário vai conhecer a UFMG lá é bem gostoso e tem muito lugar bacana para explorar... De bar achamos bem legal e alternativo o Maletta, lá é meio que um centro gastronômico com várias opções de bares para diferentes públicos e gostos e o legal que tem uma varanda com vista para Rua da Bahia.


8° Brumadinho/ Inhotim: Aproveitei que estava em Bh e voltei no Inhotim para acabar de conhecer o que não tinha conhecido na primeira vez, e sério foi tão incrível quanto, era tão grande que visitei a metade do parque que não tinha conhecido ainda e parecia que eu estava num lugar totalmente diferente. Para quem nunca foi para lá e vai ter que escolher uma ala para conhecer eu recomendo a laranja, foi a que eu conheci dessa vez e achei bem mais interativa que as outras alas a amarela e a rosa que conheci na primeira vez que visitei. Mas também acho que as preferências devem ser bem relativas e devem depender dos gostos, histórias e identificações das pessoas. (Essa é a minha foto preferida, parece que meus amigos estão entrando no quadro hahaha)

Dica: Descobri dessa vez que a ala laranja é bem legal, se você quiser coisas mais interativas e ao ar livre, escolha ela. E dá para ir de ônibus de BH para o Inhotim, o ônibus saí da rodoviária de BH e te deixa na porta do parque e depois faz o trajeto de volta (acho que custa 30 e poucos reais ida e volta) . Fui de ônibus e curti pakas. Se você tiver de carro (como eu estava na primeira vez que fui) aproveite e passe do Parque Rola Moça, é o caminho mais longe para chegar no Inhotim, mas é muito lindo e valeu muitoooo a pena

É foi isso!! Meu ano contou com 8 viagens que poderiam ser aumentada para 10 se eu contasse que para ir para Pirenópolis tive que ficar 5 horas no aeroporto de Brasília e se contasse a viagem que eu fiz para Uberaba para visitar uma parte da minha família, mas não contei as duas porque não turistei em nenhuma delas. Não sou rica, a maioria das viagens não gastei dinheiro em hotel, porque fiquei hospedada em casa de amigos/ parentes/ conhecidos. E comida e passagens a gente sempre dá um jeito de mendigar e ficar de olho em promoções loucas... Descobri que é sim possível viajar e com muito menos do que imaginamos, basta se organizar e pesquisar antes.

14 comentários:

  1. Oi, Bia!! *----*
    Menina do céu, você e essas fotos maravilhosas! Sério, você leva muito jeito pra fotografia, e sempre me encanto com os seus posts recheados com essas imagens lindas *u*
    Acho muito bacana essas cidades pequenas e antigas, e acho uma gracinha a arquitetura! Mas nunca consegui ir pra nenhuma, o que eu conheço é mais por foto mesmo \: . Confesso que não sou muito fã de viajar... Meio estranha? Talvez. Mas é que o povo daqui de casa pensa que tudo quanto é viagem se resume a praia, e eu sinceramente detesto praia - eu e o calor não somos bons amigos </3. Então acaba que a gente viaja uma vez no ano e só vai pra praia T.T
    Quem sabe viajando sozinha eu não me encante por viagens também né? Sou muito mais conhecer um lugar como Ouro Preto do que ir pra praia DE NOVO. Sério, o que tem de tão incrível na praia? É só mar, areia e um monte de gente querendo exibir ou esconder o próprio corpo. Não vejo nada de tão interessante assim a ponto de me fazer querer voltar todo ano ~.~
    Mas tudo bem né? Desabafos a parte, quem sabe um dia eu consiga conhecer alguma das cidades que você citou *-* e tomara que até lá eu aprenda a tirar fotos decentes de paisagem para poder registrar u_u uahsdiuahsiudhaiusdhuiads

    Um super beijo e uma ótima semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Post incrível e inspirador. Também amo cidades interioranas e gostaria, de verdade, de viajar mais... Estou louca para conhecer Ouro Preto!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que demais! Você fez viagens incríveis!
    O único que conheço daí é Ubatuba. Eu vou SEMPRE na Praia Grande de lá, é tradição na minha família também! Já conheço todo o centro por lá.
    Ai, Pirenópolis! <3 Que vontade que deu de uma cachoeira! hahaha
    Adorei sua ideia de reunir tudo numa postagem só. Ficou lindo <3
    Beijos!

    P.s.:Bianca, eu não sei se você curte essas coisas, mas eu te marquei num desafio de cartas no meu blog. É super sem compromisso, só faz se gostar e tiver vontade, mas acho que vale a pena dar uma conferidinha hahaha Vou deixar o link por aqui:
    http://perolairregulaar.blogspot.com.br/2016/01/desafio-12-cartas-para-12-meses.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa Paulinhaa! Um dia podemos nos encontrar por lá em Praia Grande então hahahahah
      Adoreei o desafio já estou participando e estou super empolgada também! Fico muito feliz pelo convite!

      Excluir
  4. Quanta foto linda ,3 acho lindo esse estilo de casa e predio antigos <3 ainda vou tirar muitas fotos tbm!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi Obrigadaaa! Esperoo que você tire mesmo e compartilhe no seu blog para vermos também! hahaha
      Obrigada beijinhos!

      Excluir
  5. Quantos lugares lindos ♥ Adorei as imagens =]
    Beijos
    felicidade-essencial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que lugares lindos, que fotos lindas!
    Seguindo o blog! Beijos <3
    http://www.bolichodaguria.com

    ResponderExcluir
  7. Oii, Bia! Adorei suas fotos e dicas. Essas viagens mais pessoais sempre marcam a gente pelos momentos que passamos e muitas vezes não pelos lugares! Eu costumava fazer viagens assim quando morava no Rio Grande do Sul, conheci Gramado e uma cidade super legal no Uruguai assim. Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi Biaaa! Siiiim exatamente isso!!!! Quue legal, morro de vontade de conhecer o Uruguai!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Oooooi biaaa que saudades de você!
    liiiindaaaaaaaaaaaaas fotos!
    Gostaria de conhecer Pirenópolis!!!!!
    um bigbeijo http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOOOi também estava com saudade! Obrigadaaa! Super indico vale muito a pena!

      Beijooos

      Excluir

Bem-vindos ao Janela Dela! Obrigada por escrever seu comentário e por dividir comigo as visões de suas janelas. Deixe seu blog, assim retribuirei sua visitinha (: